O mercado brasileiro de consultoria e implementação de soluções SAP S/4HANA teve um crescimento de 15% em 2021, atingindo um valor estimado de R$ 1,2 bilhão, de acordo com pesquisa da IDC. Isso evidencia que a demanda por esses serviços é crescente no país e a Gateware, empresa curitibana que oferece a suíte de serviços GW Value Strategy, com Gestão de Projetos e Gestão de Mudanças, em parceria com diversas empresas, se destaca no mercado de olho na evolução não só de projetos de implementação de novas tecnologias, mas para novos momentos de grandes negócios.
Em função desta visão disruptiva, a Gateware realiza uma série de workshops para diretores de empresas sobre gestão de mudanças organizacionais. Os membros das diretorias passam por diversas dinâmicas de observação e integração evidenciando o papel crítico e relevante das diretorias no sucesso da implementação do sistema SAP S/4HANA.
Juliana Klimkowski, GMO da Gateware, destacou que os principais desafios enfrentados pelas diretorias são de superar a visão limitada de que a mudança é apenas uma implementação de sistema tecnológico quando, na verdade, é uma adaptação do negócio como um todo. ‘O engajamento das diretorias é vital, pois o sistema serve ao negócio e requer a integração de todos para o sucesso do projeto. O trabalho de impacto organizacional é a ponte integradora do negócio ao sistema, otimiza processos, gera melhor adaptação e intensifica a aderência à mudança’.
Segundo dados do Gartner, até 2022, 70% das grandes empresas brasileiras adotaram o SAP S/4HANA para melhorar a eficiência e a integração de seus processos de negócio. Isso mostra a relevância desse serviço no contexto organizacional e, portanto, a necessidade de ampliação do conceito que passa apenas pela plataforma, mas que influencia diretamente na condução e no dia a dia da cultura da empresa.
‘O papel da diretoria, com a definição da estratégia de implementação, objetivos e estratégias durante essa implementação é o de estabelecer uma comunicação clara, fundamental para que toda a equipe compreenda e verbalize suas necessidades diante das mudanças necessárias. Ou seja, a gestão de impactos organizacionais, por meio da prática principal para o engajamento das diretorias, seguida pela gestão de stakeholders e pela comunicação eficaz, são os passos naturais para uma boa implementação do sistema’, relata.
Workshops estratégicos da Gestão de Mudanças
Juliana conta que os workshops fazem parte do escopo de trabalho oferecido pela empresa aos seus clientes, São realizados durante o período do projeto e adaptados de acordo com o cenário da empresa e o engajamento identificado do público envolvido. A Gateware planejou cuidadosamente esta série de workshops, visando impactar positivamente as organizações de seus clientes, com edições voltadas exclusivamente ao público interno dos projetos.
‘A mensuração do sucesso da participação das diretorias é possível de ser avaliada tanto quantitativa quanto qualitativamente em cada projeto que atuamos. Por meio de dashboards para acompanhamento dos impactos e planos de ação, a análise qualitativa e o acompanhamento próximo da execução desses planos são verdadeiros diferenciais competitivos para alavancar as empresas nas tomadas de decisão assertivas’.
Matéria elaborada pela Smartcom e publicada nos portais:
Preencha o formulário abaixo e receba novas informações sobre a Gateware em seu