A diferença entre Product Owner e Product Manager é algo debatido há algum tempo na comunidade de produtos devido a atividades que se sobrepõem durante a atuação.
No geral, é comum observar Product Owners realizando a função de Product Managers e vice versa, mas existem diferenças críticas que devem ser observadas para que as expectativas sejam manejadas corretamente.
Enquanto o Product Owner é uma função encontrada em projetos de desenvolvimento que utilizam a metodologia Scrum, o Project Manager é um profissional com viés estratégico que atua para assegurar o direcionamento correto dos aspectos de um produto.
Nesta publicação, mostraremos com mais detalhes como funcionam as rotinas desses profissionais, quais são as semelhanças, diferenças e como atuam conjuntamente.
Vamos lá?!
O que é um Product Owner
O Product Owner é um profissional responsável pela gestão do desenvolvimento dos itens de uma solução, tendo sua função norteada pelos fundamentos do Scrum.
Ele atua lado a lado da equipe de desenvolvedores para traduzir as necessidades dos usuários e stakeholders em funcionalidades do produto, com foco em entregas incrementais e de valor.
Para isso, utiliza das cerimônias e artefatos do Scrum, como as Daily Meetings e o Product Backlog.
Nas reuniões diárias, assegura que o Backlog é compreendido por todos da equipe, e também prioriza o que será entregue para não sobrecarregar a capacidade de produção do time.
Funções do Product Owner
Com os argumentos acima e as próprias definições do guia do Scrum em mente, podemos definir as funções do Product Owner como:
- Definir o Product Backlog e apresentar as necessidades dos usuários e stakeholders para o time de desenvolvimento;
- Otimizar e priorizar as atividades do backlog;
- Aprovar os incrementos desenvolvidos pela equipe e provar que cumprem o que foi solicitado pelos usuários e stakeholders.
O que é um Product Manager
O Product Manager é um especialista no viés estratégico e atua supervisionando todas as ações que envolvem o desenvolvimento de um produto, principalmente a longo prazo.
Em decorrência, estão em constante contato com todas as equipes que interagem com o produto, como desenvolvedores, stakeholders e até mesmo equipes de outras áreas, como de vendas e marketing.
Para tanto, é necessário desenvolver habilidades diferentes das que são presentes nos Product Owners, que atuam, majoritariamente, em contato com equipes técnicas.
O foco no dia a dia está na priorização do trabalho das equipes, para que todos estejam direcionados ao mesmo objetivo, descobrindo e validando valores reais para o negócio e os clientes, de modo a reduzir a incerteza do sucesso do que será desenvolvido.
Sua atuação também é direcionada por métricas de negócios, como por exemplo o NPS (probabilidade de indicação), que traduz o sucesso de um produto excelente.
Funções do Product Manager
- Estar em contato constante com o mercado para compreender as necessidades e tendências;
- Ser o dono da visão, dos próximos passos, das métricas e precificação da solução;
- Estabelecer critérios de aceitação de funcionalidades.
Diferenças entre Product Owner e Product Manager
Ao analisarmos as funções que os Product Owners e Product Managers desempenham no desenvolvimento de uma solução, percebemos que existem grandes diferenças.
Essas que estão no propósito de suas atuações e em qual cenário eles estão envolvidos.
O Product Owner é uma posição dentro de um time Scrum e atua diariamente próximo ao desenvolvimento das funcionalidades do produto.
Ele também pode atuar com o viés estratégico, mas sua principal função é assegurar que a equipe de desenvolvimento tenha todos os insumos necessários para criar os itens presentes no Product Backlog.
Enquanto o Product Manager é um profissional que atua com uma visão “big picture”, sendo responsável por coordenar as ações de diversas áreas em prol do produto.
Atuação conjunta de Product Owners e Product Managers
Quando POs e PMs atuam em conjunto, o fluxo de trabalho pode ocorrer da seguinte forma:
- O PM é o responsável por colher os insumos necessários para o produto, pois está em constante contato com os Stakeholders e usuários.
- O PO recebe essas informações, “desenha” as necessidades dos usuários e as repassa para a equipe de desenvolvedores.
Essa é uma realidade para o desenvolvimento de soluções mais complexas, onde as demandas dos stakeholders e usuários possuem nuances desafiadoras.
Nesses casos, o Project Manager possui atribuições em conjunto com as outras áreas de negócio, enquanto o Project Owner dedica mais atenção à equipe de desenvolvimento para que a criação do produto seja certeira.
Conclusão
Agora sim você sabe um pouco mais da diferença entre Product Owner e Product Manager no desenvolvimento de soluções em uma Fábrica de Softwares.
Apesar da sobreposição em alguns pontos e objetivos da atuação, eles diferem quando seus cargos estão sendo realizados de acordo com os respectivos fundamentos.
Compreender essas diferenças é essencial para que as expectativas e demandas sejam alocadas corretamente e, com toda certeza, fazem a diferença na entrega de produtos incríveis.
Se você quiser conhecer mais sobre a diferença entre a atuação de profissionais com cargos semelhantes, recomendamos essa publicação:
Scrum Master vs Project Manager: quais as diferenças
Mas se preferir se aprofundar no framework ágil que tanto citamos aqui, confira nosso guia completo:
Scrum: O que é, Fundamentos e Aplicações Práticas
Nossos especialistas também estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas sobre o dia a dia de profissionais em uma Fábrica de Softwares. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você! 😀