Abordagens DevOps ajudam a acelerar processos capazes de gerar valor para o usuário
Desenvolvimento e Operações. Esse é o significado gramatical de DevOps. Mas o que isso representa na prática? Na área da Tecnologia da Informação (TI), DevOps é uma cultura, um conjunto de ideias que ultrapassa esses dois termos e apresenta abordagens que ajudam a acelerar processos capazes de gerar valor para o usuário.
Como exemplos podemos citar um novo recurso de software, uma correção de bug, o uso extensivo de automação, a redução de tempo para lidar com falhas etc. O foco dessa metodologia está em melhorar a integração entre desenvolvedores de softwares e a equipe de infraestrutura.
Com a otimização de DevOps em uma empresa, é possível sair do cenário de caos, atrasos e defeitos para um contexto de ajustes firmes e coerentes com os objetivos do negócio. Não existe uma fórmula mágica de fazer DevOps, afinal de contas, é uma soma de práticas e ferramentas. Todavia, existem práticas comuns cruciais para esse trabalho. Quer saber sobre algumas delas e como podem impulsionar o seu negócio? Continue lendo!
Mudança de cultura
É imprescindível uma mudança de cultura para que a metodologia DevOps seja implementada com sucesso. Nas áreas tradicionais de TI costumam existir indisposições causadas por mecanismos de transferência de culpa e, consequentemente, abandono de responsabilidade.
Em uma organização que conta com a cultura DevOps, a responsabilidade por entregas é compartilhada entre todo o grupo, automatizando-se tudo o que for possível. Esse comportamento empático e ágil garante resultados mais satisfatórios para todos os envolvidos, da equipe aos clientes.
Integração contínua
O principal benefício em juntar duas áreas diferentes é o conhecimento que ambas dão e recebem entre si. A cultura DevOps se sustenta no pilar da integração contínua, com transferência de conhecimento e experiências entre os setores de Desenvolvimento e Operações.
Isso proporciona uma liberação rápida e constante de novas versões de software e/ou serviços, bem como de feedbacks das equipes envolvidas no trabalho. Uma atuação conjunta eficaz garante um ambiente produtivo e de respeito mútuo, o que atrai nada além de bons frutos para a empresa.
Foco no cliente
Além de criar um ambiente melhor de trabalho, o DevOps visa desenvolver soluções que atendam às necessidades de todas as empresas, independentemente do porte e segmento. O cliente é sempre o foco nessa cultura, que tem como propósitos a simplificação da parte de gerenciamento, a diminuição de custos e de tempo de execução e a oferta de mais segurança e integridade de dados.
Com isso, o DevOps agrega mais valor aos negócios e aumenta a capacidade de resposta da organização às mudanças por meio de entregas rápidas e de alta qualidade. Essas características tornam qualquer empresa referência para seu público.
A cultura DevOps acelera a trajetória de uma ideia do seu desenvolvimento à implantação. Sua empresa está pronta para essa revolução? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre DevOps e demais assuntos relacionados.