A importância da validação antifraude durante a Prova de Vida

A validação antifraude proporciona mais segurança à instituição e ao aposentado durante a realização da Prova de Vida


A Prova de Vida é um sistema conhecido por milhões de brasileiros aposentados e pensionistas. Todos os anos, esse público precisa realizá-la para continuar recebendo seus benefícios, seja por meio de instituição pública ou fundação privada.

Esse procedimento, que é obrigatório, confere e valida dados do participante, visando comprovar que o indivíduo está vivo e que pode continuar a receber seu pagamento. Também auxilia no monitoramento dos pagamentos, garantindo que todo o processo seja íntegro. Alguns processos e dispositivos evitam falhas e reforçam a segurança da Prova de Vida, sendo a validação antifraude um deles.


Benefícios da validação antifraude

Somente nos últimos 16 anos, fraudes na Previdência Social lesaram mais de R$ 5,5 bilhões dos cofres públicos. Para evitar que esses números aumentem, é possível contar com a validação antifraude, para substituir falhas humanas e proporcionar alto nível de acuracidade por meio do uso de diferentes tecnologias, como reconhecido facial e inteligência artificial.

Por meio desta etapa, é feita a leitura facial para que o beneficiário possa finalizar a Prova de Vida e o Recadastramento Digital, o que evita fraudes ligadas à falsidade ideológica, por exemplo. Graças à inteligência artificial presente na validação antifraude, é possível, a partir de algoritmos criptografados, reconhecer movimentos, traços e expressões do participante, proporcionando mais segurança às fundações e ao próprio aposentado.


Validação antifraude no livID

O livID, aplicativo da Gateware, conta com a validação antifraude para a realização da Prova de Vida. Durante o processo, o sistema de verificação do app identifica qualquer tipo de irregularidade ou suspeita e notifica a fundação para que as providências cabíveis sejam tomadas.

Um exemplo de validação antifraude presente no app é a consulta de óbito, na qual o sistema, após a etapa de reconhecimento facial e validação de documentos, faz uma consulta nos cartórios de todo território nacional e analisa pelo nome do beneficiário se ele ainda está vivo e se pode continuar a receber sua aposentadoria.

As instituições e fundações que adotam o livID ganham acesso a diversas informações rastreáveis, que ficam arquivadas em nuvem, e a um painel de gestão robusto e intuitivo, bem como a possibilidade de personalizar a tela inicial de acordo com sua identidade visual. Com a solução, é possível agilizar o processo para garantir mais economia e segurança para a entidade de previdência, além de maior comodidade para o participante.


Veja como o LivID faz a Prova de Vida Digital em menos de 1 minuto

Confira um tutorial de como fazer a Prova de Vida no livID:


Benefícios do livID

Ao contratar o livID, a instituição ou fundação disponibiliza o aplicativo para o aposentado ou pensionista fazer o download em seu smartphone, junto com as informações de login. Com o app, em poucos minutos é possível realizar a Prova de Vida e o Recadastramento Digital. Além de evitar deslocamentos e custos adicionais com cópias de documentos, transporte, estacionamento etc., ainda garante o isolamento necessário durante a pandemia de Covid-19.

Outro benefício do aplicativo é que muitos fundos de pensão não possuem fotos dos aposentados no cadastro, então, com ele, as instituições conseguem fazer essa atualização e validação junto aos bancos de dados do Governo Federal, sempre com a presença da validação antifraude.


Quer saber mais sobre a validação antifraude do livID? Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato com você!



VEJA TAMBÉM: Consulta de Óbito evita fraudes no procedimento de Prova de Vida
[acf field="codigo_html_do_formulario"]
Facebook
Twitter
LinkedIn