O comércio é um setor que vem enfrentando mudanças profundas por conta do avanço da tecnologia. A demanda por eficiência, personalização e uma melhor experiência do cliente está crescendo a cada dia e impulsionando a adoção de novas tecnologias em toda a cadeia de suprimentos, da produção à venda final.
Com a ascensão dos e-commerces, a influência cada vez maior das redes sociais no processo de compra e o acesso a dados detalhados do cliente por parte das empresas, as organizações que atuam no atacado e varejo estão focando cada vez mais em implementar tecnologias que proporcionem vantagens competitivas, não apenas para melhorar a eficiência operacional, mas também para criar uma experiência do cliente mais atraente e personalizada.
A seguir, vamos conferir algumas das tendências no atacado e no varejo, e como a Gateware tem contribuído com essas mudanças.
Experiência do cliente e personalização
Uma das tendências tecnológicas que mais podemos observar tanto no atacado quanto no varejo é um foco muito maior na experiência do cliente e na personalização dos serviços. As empresas do setor passaram a utilizar a tecnologia para entender melhor o comportamento dos seus consumidores e conseguir atender às suas necessidades de maneira muito mais precisa.
Confira algumas das experiências que estão sendo implementadas com frequência no comércio brasileiro.
Recomendações baseadas em IA
As plataformas de comércio eletrônico estão usando algoritmos de machine learning para analisar o histórico de compra do cliente e oferecer recomendações personalizadas. As vantagens por parte do comércio é que isso aumenta as vendas mas, além disso, também gera uma grande melhora na satisfação do cliente.
Realidade Aumentada e Realidade Virtual
Essas tecnologias que ganharam destaque nos últimos anos após os anúncios do metaverso estão sendo usadas para criar experiências de compra imersivas. Os clientes podem experimentar produtos virtualmente antes de fazer uma compra, o que é eficaz em setores como o de imóveis, onde algumas empresas já investem em um tour virtual pelo espaço oferecido aos clientes.
Chatbots e atendimento ao cliente automatizado
Chatbots alimentados por Inteligência Artificial estão se tornando comuns para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles podem responder a perguntas frequentes, rastrear pedidos e melhorar a eficiência do atendimento ao cliente.
Uma empresa que se destacou muito nos últimos anos por investir em tecnologia que proporcionasse uma melhor experiência para o cliente foi a Linx, líder em software especializado para o varejo.
Com o sistema Degust One a empresa conseguiu alcançar um grande sucesso, principalmente durante a pandemia da COVID-19, proporcionando agilidade nos canais online e digitalização das lojas físicas, que foi essencial para que os clientes da Linx prosperassem e tivessem mais controle no que acontece em seus restaurantes.
A implementação desse sistema contou com a expertise do GW Labs, nossa Fábrica de Softwares, e você pode conferir mais detalhes sobre esse processo ao fazer o download desse case de sucesso no link a seguir:
Automação de processos
A automação de processos é outra tendência que está revolucionando o atacado e o varejo no Brasil. Esse processo envolve a substituição de tarefas manuais por sistemas automatizados para melhorar a eficiência das operações e reduzir erros.
Alguns exemplos notáveis incluem:
Automação de armazém
Sistemas de automação estão sendo usados para otimizar o gerenciamento de estoque em grandes empresas, o que inclui a classificação e o transporte de produtos em armazéns. Isso gera uma redução no tempo e nos custos associados ao estoque.
Automação de caixa
Também está se tornando comum encontrarmos soluções de pagamento cada vez mais automatizadas no varejo, incluindo self-checkouts e sistemas de pagamento móvel, agilizando esse processo, reduzindo as filas e proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória para o consumidor.
Automatização de processos de pedidos
Outra forma que a automação de processos também está sendo usada é para gerar, processar e rastrear pedidos automaticamente, reduzindo o tempo e os recursos necessários para gerenciar a cadeia de suprimentos.
Recentemente, a Electrolux foi uma empresa que decidiu inovar na automação dos seus processos de produção.
Com a ajuda do GW Outsourcing, nossa suíte especializada em Alocação de Profissionais de Tecnologia, a fabricante implementou com sucesso uma ferramenta que proporciona uma maior visibilidade da performance da produção, o que torna possível observar o status de cada produto, permitindo acompanhar se ele já foi produzido, se teve alguma não-conformidade, quais foram os resultados dos testes, entre outros.
Esse case de sucesso já está disponível para download no link a seguir:
Integração de canais
A integração de canais tem a ver basicamente com conectar todos os canais de vendas e interação de uma empresa com o cliente para criar uma experiência de compra perfeita.
Os consumidores esperam poder comprar online, retirar na loja, fazer devoluções em qualquer local e receber suporte consistente, independentemente do canal que escolham para se comunicar com a empresa.
Integração de lojas físicas e virtuais
Grande parte dos varejistas estão integrando suas lojas físicas e virtuais para poder compartilhar informações de estoque em tempo real, preços e promoções. Isso significa que os clientes sempre têm acesso às informações mais atualizadas do comerciante.
Aplicativos móveis
Também é cada vez mais comum acompanharmos o lançamento de novos aplicativos móveis que oferecem recursos exclusivos para os clientes, como cupons, rastreamento de pedidos e pagamento digital que utiliza o Reconhecimento Facial como um dos fatores de segurança.
Múltiplas opções de entrega
Hoje os clientes podem escolher entre várias opções de entrega, incluindo entrega em casa, retirada na loja e pontos de coleta. Se você já fez uma compra online e decidiu retirar pessoalmente na loja é porque a tecnologia de omnichannel ajuda a coordenar essas opções de uma forma muito eficiente, proporcionando mais liberdade para que o consumidor escolha como receber um pedido.
Analytics e Inteligência Artificial
A análise de dados e a Inteligência Artificial estão ocupando cada vez mais espaço no comércio por permitirem que as empresas obtenham informações valiosas sobre seus clientes e operações, e consigam tomar melhores decisões.
Algumas aplicações notáveis incluem:
Análise de dados de comportamento do cliente
Análises de dados avançadas permitem que as empresas entendam os padrões de compra, preferências do cliente e tendências de mercado. Essas informações ajudam na tomada de decisões estratégicas que geram um aumento na receita, já que os clientes passam a consumir mais, e também gera uma experiência de compra melhor aos consumidores, que sempre recebem ofertas que estão adequadas às suas preferências e hábitos de consumo.
Previsão de demanda
A IA também é muito usada para prever a demanda de produtos com base em dados históricos e fatores sazonais, como o Natal ou a Black Friday. Isso permite que as empresas ajustem seus estoques de maneira eficaz, tendo à disposição do consumidor os itens que ele procura nos momentos em que essa demanda por esse produto cresce.
Segurança cibernética e detecção de fraudes
Hoje a IA também desempenha um papel muito importante na segurança cibernética, identificando ameaças e detectando atividades suspeitas, protegendo assim as informações sensíveis do cliente no momento da compra.
Aliada à tecnologia de Reconhecimento Facial, a IA é capaz de trazer muito mais segurança do que métodos mais convencionais de proteção de dados, como você pode conferir, em detalhes, no conteúdo abaixo:
Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial são seguros?
Eficiência Operacional
A eficiência operacional é uma preocupação central tanto para o atacado quanto para o varejo. Hoje podemos observar a tecnologia sendo aplicada de diferentes formas para otimizar operações e reduzir custos nas empresas.
Algumas estratégias incluem:
Gestão de estoque em tempo real
Existem alguns sistemas avançados de gerenciamento de estoque, como RFID, que permitem um controle em tempo real dos produtos. Isso evita a escassez ou excesso de estoque, melhorando a eficiência na cadeia de suprimentos.
Roteamento otimizado para logística
Algoritmos de roteamento otimizado são desenvolvidos para minimizar os custos de transporte, reduzindo o tempo e os recursos necessários para a entrega de produtos aos clientes.
Gestão integrada de cadeia de suprimentos
Ao fazer uma integração de sistemas em toda a cadeia de suprimentos as empresas conseguem ter uma melhora na colaboração entre fornecedores, distribuidores e varejistas, garantindo um fluxo eficiente de produtos e informações.
Uma das líderes no varejo nacional, que conta com uma plataforma física em diversos formatos de lojas multimarcas e digitais, contou com a ajuda da Gateware para preparar o terreno e assegurar que as experiências nas lojas físicas fossem impecáveis na última Black Friday.
O GW Outsourcing, nossa suíte especializada na alocação de profissionais de TI, foi responsável por encontrar as pessoas mais qualificadas para refinar os sistemas e processos das lojas físicas e assegurar uma experiência de qualidade para todos os consumidores da rede que aproveitaram a Black Friday.
Esse case de sucesso também já está disponível para download no link a seguir.
Gateware no segmento de Atacado e Varejo
Desde 2000, a Gateware é uma empresa de tecnologia que desenvolveu um know-how no mundo do atacado e varejo que conquistou a confiança de grandes empresas por todo o Brasil.
Nossas soluções têm proporcionado grandes resultados para empresas dos mais diferentes segmentos de atuação e com os mais variados objetivos.
Entre as empresas que já contam com o apoio da Gateware em seus projetos estão:
Conclusão
O atacado e o varejo estão passando por uma revolução tecnológica que está transformando a forma como os negócios são conduzidos.
A personalização, a automação de processos, a integração de canais, a análise de dados e a eficiência operacional estão se tornando padrão na indústria, impulsionando a satisfação do cliente, reduzindo custos operacionais e melhorando a competitividade no mercado global.
A tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas é um catalisador para o crescimento e a inovação.
As empresas que abraçam a transformação digital estão bem posicionadas para alcançar o sucesso sustentável em um ambiente de negócios em constante evolução, e a Gateware é com toda certeza a melhor parceira das organizações que buscam inovar no setor.
Se você quer saber mais sobre como a Gateware atua na transformação digital das empresas, preencha o formulário abaixo para receber mais informações no seu e-mail.