Uma das certezas que aposentados, pensionistas e beneficiários de regimes de previdência podem ter em suas vidas é a de que precisarão passar pela Prova de Vida, procedimento indispensável para garantir a continuidade dos pagamentos.
Tradicionalmente, esse processo exigia deslocamento até agências físicas e uma sequência de assinatura em papel e espera em longas filas. Com a evolução das tecnologias e das políticas públicas (incluindo a mudança da Portaria Pres/INSS nº 1.408, de 2 de fevereiro de 2022), tornou-se possível realizar a Prova de Vida de forma totalmente digital.
Confira a seguir
Como funciona a Prova de Vida Digital pelo INSS
Desde 2022, o INSS não depende mais exclusivamente do beneficiário para confirmar a Prova de Vida, o que passou a ser responsabilidade do Instituto, por meio do cruzamento de dados com órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O beneficiário não precisa fazer nada se houver registros recentes de serviços como acesso ao gov.br com selo ouro; emissão ou renovação de documentos como carteira de identidade, passaporte ou CNH; registro de vacinação; atendimentos no sistema público de saúde; declaração de imposto de renda; atualização no CADÚNICO; recebimento do benefício com reconhecimento biométrico.
Quando é necessário realizar manualmente
Quem recebe o benefício via INSS precisa realizar a Prova de Vida manualmente apenas se o INSS não localizar registro algum nos últimos 10 meses após a última Prova de Vida ou alguma atividade registrável. Neste caso, o beneficiário será notificado para realizar a Prova de Vida Digital via gov.br ou Meu INSS.
Passo a passo para fazer a Prova de Vida Digital do INSS
- Baixe o app gov.br ou acesse pelo site
- Acesse com CPF e senha
- Vá para “Serviços” e procure por “Prova de Vida”
- Na tela “Histórico de Prova de Vida”, selecione a “Prova de Vida pendente”
- Clique em “Autorizar”, concedendo permissão ao gov.br
- Faça o reconhecimento facial, seguindo instruções na tela
- Clique em OK para confirmar
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”
- Acompanhe o status pelo aplicativo ou pelo site
Esse método traz mais comodidade do que o modelo antigo de Prova de Vida, mas depende da familiaridade do idoso com apps, conexão estável e estar habilitado pela base do INSS para acessar digitalmente.
Prova de Vida Digital com o LivID
O LivID, é uma solução pioneira na Prova de Vida Digital, atendendo diversas Fundações de Previdência Privada ao redor do Brasil e sendo utilizado por mais de 500.000 brasileiros. O aplicativo combina as tecnologias de Reconhecimento Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning, possibilitando que o beneficiário realize a Prova de Vida com o celular, em menos de um minuto.
Vantagens para aposentados e pensionistas
O aplicativo foi desenvolvido pensando, primeiramente, nos idosos, por isso mesmo, seu funcionamento é simples e exige apenas uma foto do rosto do beneficiário, uma foto do documento e uma foto do beneficiário segurando o documento. Essas fotos são imediatamente analisadas e validadas pelo sistema em questão de segundos. E o melhor: isso pode ser feito em qualquer lugar, no Brasil ou fora do Brasil, contanto que tenha um smartphone e acesso à internet.
Na sua nova versão, lançada em 2025, o LivID ficou ainda mais inclusivo e fácil de usar, como explica a Executiva de Contas, Rosangela Haidinger.
“A versão 3.0 é mais didática, tanto para a instituição quanto para o participante. As letras são maiores, mais claras e muito mais fáceis de manusear, porque sabemos da dificuldade apresentada pelo aposentado ou pensionista, além da resistência à utilização de aplicativos. Então, o LivID foi desenvolvido da melhor forma para atendê-lo e, posteriormente, facilitar a vida da instituição previdenciária”.
Entre as principais vantagens de utilizar o LivID, os usuários contam com:
- Rapidez e intuitividade: o processo de biometria facial e envio é muito simples e leva menos de um minuto para ser finalizado.
- Interface adaptada às necessidades dos idosos: maior legibilidade, botões claros e fluxo guiado são alguns dos recursos do aplicativo para facilitar o entendimento.
- Inclusão digital: o aplicativo traz a possibilidade de registrar a possibilidade de registrar a Prova de Vida com o celular do agente da instituição em casa ou hospital, mantendo acessibilidade a quem não usa ou não pode usar um smartphone.
Vantagens para instituições previdenciárias
Não são apenas aposentados e pensionistas que se beneficiam do uso do LivID, mas as instituições responsáveis pelos benefícios previdenciários também contam com vantagens como governança operacional e redução de custos.
Além disso, o LivID conta com certificação cibernética e tecnologia antifraude de alta precisão, combinando IA e biometria facial para identificar inconsistências e prevenir pagamentos indevidos.
As instituições que optarem por contratar o módulo de Consulta de Óbito ainda contam com uma segurança adicional proporcionada pelo nosso sistema que cruza dados de bases nacionais oficiais para detectar beneficiários falecidos e alertar a organização.
Passa a passo para a fazer a Prova de Vida Digital com o LivID
Como dito anteriormente, o LivID busca ser simples e acessível à maioria dos aposentados, o que faz com que o procedimento da Prova de Vida possa ser realizado sem dificuldades mesmo por quem tem pouca familiaridade com o uso de aplicativos.
Caso a Instituição de Previdência ou Fundo de Pensão tenha contratado a ferramenta, basta que o segurado faça o download da solução na loja de aplicativos do celular – mediante orientação da fundação previdenciária – e siga estes passos:
1. O aposentado ou pensionista deve realizar login na plataforma
Primeiro, o beneficiário deve fazer login na plataforma do LivID utilizando o CPF e a senha gerada pela Fundação de Previdência ou Fundo de Pensão.
2. Fotografar o rosto
O segundo passo consiste em tirar uma selfie do rosto. O participante não pode estar usando óculos escuros ou qualquer objeto que cubra o rosto.
3. Fotografar o documento
Em seguida, o beneficiário deve fotografar o documento selecionado.
4. Fotografar o rosto enquanto segura o documento
Na quarta etapa, o aposentado ou pensionista deve tirar uma selfie enquanto segura o documento selecionado.
5. Enviar feedback para o aplicativo e a fundação
Na quinta etapa, a Prova de Vida é finalizada e será exibida uma tela onde o beneficiário pode deixar um feedback para o procedimento.
Ela é muito importante para que o aplicativo continue com atendimento de excelência a todos os beneficiários das instituições e fundações que utilizam o LivID.
6. Acompanhar via chat no aplicativo
Após finalizar a Prova de Vida e relatar a experiência, o aposentado ou pensionista pode acompanhar o status do processo com um funcionário da Entidade de Previdência.
Muito simples, né?
Conclusão
A Prova de Vida Digital transformou um procedimento burocrático em algo ágil, seguro e inclusivo. O método adotado pelo INSS garante autonomia ao beneficiário com ferramentas oficiais do governo federal, enquanto soluções como o LivID oferecem agilidade e comodidade para beneficiários, além de governança e controle sobre os dados para entidades previdenciárias que buscam eficiência operacional e redução de custos.
Se você é gestor de uma instituição de previdência, considere migrar para o LivID para ter controle sobre a sua base de dados, consulta de óbito automática, redução do risco de fraudes, dashboards em tempo real e ainda proporcionar uma experiência amigável aos seus beneficiários. Entre em contato pelo botão do WhatsApp que aparece na sua tela e solicite uma demonstração para analisar como sua operação pode ser modernizada sem perder segurança.
Agora que chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Por que a Prova de Vida Digital é melhor que a presencial?
- Gateware revoluciona a Prova de Vida Digital com o aplicativo LivID
- Como evitar fraudes na Prova de Vida 2025
- Como fazer a prova de vida em menos de 1 minuto
Gostaria de receber mais conteúdos como esse em seu e-mail? Basta preencher o formulário a seguir.