Um dos momentos mais importantes dos mais de 75 anos de história da Coplacana, maior cooperativa de produtores de cana-de-açúcar do Brasil, foi o Go-Live do sistema SAP S/4HANA, marcando a conclusão de um projeto de transformação digital que resultou em uma modernização da organização e também uma mudança profunda na forma como ela se estrutura, opera e toma decisões.
Fundada no estado de São Paulo, em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural, a Coplacana passou por um crescimento expressivo nos últimos anos, expandindo suas frentes de atuação e ampliando significativamente sua base de cooperados. Seu faturamento passou de R$ 1,6 bilhão em 2019 para R$ 4,6 bilhões em 2022. Essa trajetória acelerada tornou indispensável a adoção de soluções robustas para suportar operações cada vez mais complexas e diversificadas.
A escolha pelo ERP da SAP, o S/4HANA, foi estratégica, considerando a necessidade de integração dos processos e maior agilidade na geração e análise de dados. A adoção da ferramenta foi feita dentro do Rise with SAP, um programa da multinacional alemã para incentivar a adoção da última geração do seu sistema de gestão rodando na nuvem.
“A gente escolheu o melhor ERP do mundo porque sabemos o tamanho da nossa ambição. Cerca de 80% do PIB mundial passa pelo SAP hoje. Somente um ERP como esse poderia suportar o crescimento com diversificação que estamos vivendo”, destacou Roberto Rossi, Diretor de Negócios da Coplacana.
O sucesso de uma implementação dessa magnitude depende diretamente do fator humano e, para isso, a cooperativa contou com o apoio da Gateware, que conduziu toda a frente de Gestão de Mudanças Organizacionais, somada a Gestão de Projetos, preparando as pessoas para essa transição.
Ao longo do projeto, os times de PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças da Gateware, trabalharam de maneira próxima à liderança da Coplacana, aos key-users e às equipes operacionais, conduzindo diagnósticos, planos de comunicação e programas de capacitação alinhados à cultura da cooperativa.
Essa atuação da Gateware foi essencial para preparar o terreno antes da entrada oficial do novo sistema, permitindo que os colaboradores entendessem não apenas o que estava mudando, mas também porquê essas mudanças eram necessárias e qual era o impacto positivo esperado no dia a dia de trabalho.
Além do suporte técnico e metodológico, a consultoria também auxiliou no alinhamento entre as diferentes áreas da organização, ajudando a fortalecer uma visão compartilhada sobre o futuro da Coplacana. Lideranças foram capacitadas para atuar como agentes de transformação e as equipes receberam treinamentos voltados ao novo modelo operacional, sempre com foco em possibilitar a continuidade das operações com ainda mais qualidade e minimizar riscos durante a implementação e após o Go-Live.
“60% do peso de qualquer mudança estratégica está na cabeça das pessoas. A Gateware trouxe subsídios para que a transição acontecesse com o mínimo de dor e o máximo de êxito”, nos contou Rossi.
Os ganhos foram para além da implementação do sistema, já que o projeto foi uma oportunidade de fortalecer a cultura da organização e desenvolver competências necessárias para o futuro.
“Percebemos a evolução das pessoas ao longo do projeto, crescendo, se desenvolvendo e levando esse mindset de melhoria contínua para os nossos processos e as unidades de negócio em que atuamos”, revelou Fábio Veloso, Diretor de Operações da Coplacana.
O Go-Live do projeto consolida um novo momento para a cooperativa que agora se encontra mais preparada, mais integrada e com maior capacidade de análise e resposta frente aos desafios de um mercado em constante transformação.
“Estamos saindo desse projeto com uma empresa mais estruturada, melhor gerida e mais pronta para ser um benchmark no mercado”, conclui Rossi.
Quer saber como a Gateware pode contribuir com projetos estratégicos da sua empresa através dos nossos serviços de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) e Gestão de Projetos (PMO)? Basta preencher o formulário a seguir.