Entenda quais são os níveis de Gestão de Mudanças aplicados a projetos e como impactam no sucesso deles
Autor: Francisco Ferreira
CEO da Gateware
Entendendo de forma objetiva que a Gestão de Mudanças consiste na preparação da sua equipe de projeto, para grandes alterações estruturais na empresa, seja na troca de sistema operacional, de ferramentas, ou mesmo nas estratégias escolhidas, apresentamos os 3 níveis de Gestão de Mudanças:
Gestão de Mudanças Individual
A reação psicológica e fisiológica natural dos seres humanos à mudança é a resistência. Porém isso pode mudar drasticamente se as transições forem bem suportadas.
A Gestão de Mudanças Individual exige entender como as pessoas experimentam mudanças e o que precisam adequar.
Também requer entender o que ajudará os indivíduos a fazerem uma transição bem-sucedida: quais mensagens precisam ouvir, quando e de quem, qual o melhor momento para ensinar uma nova habilidade, como treinar as pessoas para demonstrarem novos comportamentos e o que faz as mudanças “permanecerem”.
A Gestão de Mudanças Individual baseia-se em disciplinas como a psicologia e a neurociência para atuar na mudança individual.
Gestão de Mudanças Organizacionais
Embora a mudança ocorra no nível individual, muitas vezes é impossível para uma equipe de projetos gerenciar pessoa a pessoa.
A Gestão de Mudanças Organizacional nos fornece as etapas e as ações a serem tomadas no nível de projeto para suportar centenas ou milhares de indivíduos afetados pela iniciativa de mudança.
A Gestão de Mudanças Organizacional envolve primeiro identificar os grupos e as pessoas que precisarão mudar como resultado do projeto e de quais maneiras. Envolve a criação de um plano personalizado para assegurar que os empregados afetados recebam a conscientização, liderança, treinamento e patrocínio necessários para mudarem com sucesso.
Conduzir transições individuais bem-sucedidas deve ser o foco central das atividades na Gestão de Mudanças Organizacional.
A Gestão de Mudanças Organizacional é complementar à Gestão de Projetos.
O gerenciamento de projetos garante que a solução do seu projeto seja projetada, desenvolvida e entregue, enquanto a Gestão de Mudanças garante que a solução seja efetivamente adotada e utilizada pelos indivíduos.
Capacidade de Gestão de Mudanças – Competência
A Gestão de Mudanças também é uma competência central organizacional que oferece diferenciação competitiva. É a capacidade de se adaptar efetivamente ao mundo em constantes mudanças.
A capacidade de Gestão de Mudanças significa que a competência de mudança é incorporada nas funções, estruturas, processos, projetos e atividades de liderança da sua organização. Os processos de Gestão de Mudanças são consistentes e efetivamente aplicados em iniciativas, os líderes têm habilidades para orientar suas equipes e os empregados sabem o que pedir para ter sucesso.
O resultado final do desenvolvimento da capacidade de Gestão de Mudanças é os indivíduos adotando mudanças de forma mais rápida e eficaz e as organizações respondendo rapidamente às mudanças do mercado, abraçando iniciativas estratégicas e adotando novas tecnologias com maior agilidade e menor impacto sobre a produtividade. Essa capacidade não acontece por acaso e requer uma abordagem estratégica para incorporar a Gestão de Mudanças em uma organização.
Quer saber como funciona a Gestão de Mudanças aqui na Gateware? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.