A capacidade de identificar, entender e resolver problemas rapidamente é uma das habilidades mais valiosas no mundo do desenvolvimento de softwares.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bloomberg com recrutadores de candidatos pós-MBA, Problem Solving era a terceira habilidade mais requisitada e mais escassa no mercado de tecnologia. Além disso, essa habilidade está no topo mais importantes para o para 2025 de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
Só aí já deu pra perceber a importância da habilidade de Problem Solving, não é mesmo?
Neste conteúdo, você vai conhecer o que é Problem Solving e como ele pode transformar desafios complexos em um processo claro e objetivo, que beneficia os projetos e toda a dinâmica de trabalho da equipe.
O que é Problem Solving
Problem Solving, ou resolução de problemas, é um método estruturado para abordar desafios de forma lógica, analítica e eficiente. No mundo do desenvolvimento de softwares, essa metodologia ajuda a lidar com obstáculos que surgem em qualquer etapa do processo, desde o planejamento e codificação até o lançamento e manutenção do produto.
Quando falamos de Problem Solving, não tratamos apenas de reagir a problemas, mas de antecipá-los sempre que possível e tratá-los com soluções baseadas em dados, criatividade e colaboração. Ele envolve a identificação clara do problema, a análise das suas causas, a geração de alternativas viáveis e a implementação da melhor solução.
Quando aplicado de forma sistemática, o Problem Solving ajuda as equipes de desenvolvimento a evitar retrabalhos, manter prazos e entregar softwares de maior qualidade.
Como é o processo de Problem Solving?
O processo de Problem Solving segue um fluxo estruturado que proporciona clareza e eficiência na resolução de problemas. Algumas das principais etapas são:
1. Definir o problema
O primeiro passo é entender o que está acontecendo de errado, inclusive os detalhes. Para isso, é necessário focar no problema em si, não apenas nos sintomas. Uma definição vaga pode levar a soluções superficiais ou ineficazes.
Algumas técnicas úteis de resolução de problemas incluem o uso de fluxogramas para identificar as etapas esperadas de um processo e diagramas de causa e efeito para definir e analisar as causas raiz.
Comece revendo e documentando como os processos funcionam e depois avalie o impacto de novas ferramentas e políticas revisadas no desenvolvimento do seu modelo de como as coisas deveriam ser.
2. Gerar soluções alternativas
Com o problema definido, o próximo passo é pensar em soluções. Considerar diferentes alternativas é algo que pode aumentar as chances de encontrar a solução ideal.
Depois de decidir o modelo de “como deveria ser”, esse padrão que você deseja alcançar se torna a base para desenvolver um roteiro para procurar por alternativas.
Nesta etapa, o foco passa a estar em estimular a criatividade e evitar julgamentos prematuros. A ideia é apenas a de criar um ambiente onde diferentes membros da equipe possam contribuir com insights e perspectivas únicas.
Um erro comum na resolução de problemas é que as alternativas são avaliadas conforme são propostas, então a primeira solução aceitável é escolhida, mesmo que não seja a mais adequada. Se a equipe tentar apenas obter os resultados, acaba perdendo o potencial de aprender algo novo que permitirá uma melhoria real no processo de resolução de problemas.
Ferramentas como brainstorming e técnicas visuais, como mapas mentais, podem ajudar bastante nessa etapa.
3. Avaliar e selecionar uma alternativa
Com uma lista de alternativas em mãos, o próximo passo é avaliá-las com base em critérios como viabilidade, custo, tempo de implementação e impacto esperado. A escolha da solução deve ser fundamentada em dados e alinhada aos objetivos do projeto.
Uma boa estratégia de Problem Solving leva em consideração até que ponto:
- Uma alternativa específica resolverá o problema sem causar outros problemas não previstos;
- Todos os indivíduos envolvidos aceitarão a alternativa;
- A implementação da alternativa é provável;
- A alternativa se encaixa nas restrições organizacionais.
Ferramentas de priorização, como a matriz de decisão, podem ser úteis para classificar as opções.
4. Implementar e acompanhar a solução
A solução escolhida ao final das etapas anteriores deve ser implementada de forma clara e organizada, assegurando que todos os envolvidos entendam suas responsabilidades. Envolver toda a equipe na implementação é uma maneira eficaz de obter adesão e suporte e minimizar a resistência a mudanças subsequentes.
Independentemente de como a solução é implementada, é importante também incorporar canais de feedback que permitam monitoramento e teste contínuos de eventos reais em relação às expectativas. A resolução de problemas e as técnicas usadas para obter clareza são mais eficazes se a solução permanecer em vigor e for atualizada para responder a mudanças futuras.
5. Adaptar a solução
Por fim, após a implementação de uma solução é preciso começar a fazer pequenos ajustes que sempre são necessários. Essa etapa envolve revisões frequentes, coleta de feedback da equipe ou dos clientes e ajustes baseados em métricas e dados coletados no decorrer do desenvolvimento.
Algumas técnicas que podem ser utilizadas para ajudar nesta etapa são Retroplanning, Macroplanning, Service Blueprint, Go-to-Market e Swot.
Tipos de Problem Solving
Além do processo descrito acima, existem diferentes metodologias que podem ser utilizadas durante o processo de Problem Solving. Entre elas, podemos destacar:
Os 5 Why’s
Essa é uma metodologia que busca identificar a causa raiz de um problema por meio de perguntas sequenciais, sendo que cada resposta leva a uma pergunta subsequente, aprofundando o entendimento do problema até chegar à sua origem.
Failure Mode and Effects Analysis (FMEA)
O FMEA é uma ferramenta analítica que avalia possíveis falhas em um processo, identificando suas causas e potenciais efeitos. Ele ajuda a priorizar problemas críticos e a planejar ações preventivas ou corretivas.
Método Simplex
O Método Simplex combina criatividade e lógica para resolver problemas de forma iterativa. Ele segue oito etapas, que incluem a clarificação do problema, a geração de ideias, a seleção de uma solução e a implementação.
SCAMPER
Esse é um método criativo que estimula novas ideias ao questionar elementos existentes. Ele se baseia em sete ações: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor outro uso, Eliminar e Reorganizar.
PDCA
Famoso no mundo da administração, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é uma abordagem iterativa para melhorias contínuas. Ele envolve planejar uma solução, implementá-la, verificar os resultados e ajustar o plano conforme necessário.
Habilidades de Problem Solving essenciais
Toda empresa precisa de pessoas que entendam de Problem Solving. Embora a resolução de problemas por si só já seja uma habilidade, existem outras soft skills que podem ajudar muito nesse processo, como você pode conferir a seguir.
- Análise: para lidar com resolução de problemas, é preciso ter uma boa capacidade analítica para distinguir entre soluções ineficazes e eficazes.
- Comunicação: saber transmitir ideias e informações de forma clara é uma habilidade necessária para que todos os envolvidos entendam o problema e contribuam para a solução.
- Inteligência emocional: a habilidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, assim como compreender as dos outros ajuda a manter a calma e a colaboração em momentos de tensão.
- Resiliência: também relacionada com a inteligência emocional, essa habilidade é importante para enfrentar desafios com determinação, mesmo quando soluções iniciais falham e é preciso buscar por outras alternativas viáveis.
- Criatividade: principalmente na fase de brainstorming, a capacidade de pensar fora da caixa é necessária para encontrar soluções inovadoras e eficazes.
- Adaptabilidade: isso diz respeito a capacidade de se adaptar à mudança, principalmente porque os problemas podem se transformar ao longo do tempo, e ser flexível é necessário para ajustar as estratégias quando for preciso.
- Trabalho em equipe: como já vimos anteriormente neste conteúdo, encontrar soluções quase sempre demanda trabalho em equipe. A colaboração costuma aumentar a qualidade das soluções e fortalecer a execução.
Conclusão
Problem Solving é uma habilidade que faz toda a diferença no desenvolvimento de softwares por ser capaz de fornecer um caminho para enfrentar os desafios que surgem com organização, criatividade e colaboração, transformando problemas em oportunidades de melhoria.
Além de superar esses obstáculos, a resolução de problemas ajuda a entregar soluções mais inovadoras e confiáveis já que a busca por alternativas gera muito aprendizado também.
Agora que chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- 6 dicas para utilizar Metodologias Ágeis na melhoria de processos
- Entenda os principais processos do Scrum
- Conheça as 5 melhores práticas de agilidade
- Product Discovery: como funciona e qual a sua importância?
Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail? Então preencha o formulário abaixo.