Que a Gateware é uma referência no mundo da tecnologia, você já sabe. Mas você sabe como começou a nossa história?
Para comemorar o nosso aniversário de 24 anos, vamos contar um pouco mais sobre a nossa trajetória de grandes conquistas.
Confira, a seguir.
2000: O início de tudo
A história da nossa nave começou no novo milênio, quando o CEO, Francisco Luiz Ferreira, cansado da vida de funcionário, decidiu mergulhar no mundo do empreendedorismo na companhia de um amigo.
Muito estudioso e disposto a inovar no mercado, Francisco, que hoje tem uma formação sólida em Análise de Sistemas de Computação, Administração e Economia, além de já ter se aventurado pelos cursos de Física e Medicina, estava preparado para enfrentar o desafio de criar uma empresa que, em alguns anos, se tornaria uma referência em soluções de tecnologia digital.
Inicialmente, a Gateware, que buscava auxiliar as empresas usando a tecnologia como ferramenta, contava apenas com Francisco e seus sócios cuidando de todas as áreas – da técnica à administrativa. Ainda assim, demonstrou competência suficiente para sair na frente da concorrência para trabalhar em um projeto do HSBC, para o qual desenvolveu o sistema digital do banco – tanto do banco online quanto do aplicativo.
Ao todo, em serviços prestados ao setor bancário, a nossa Fábrica de Softwares Multiplataforma conta com mais 350 mil horas acumuladas.
2016: Novos rumos
Durante muito tempo, o banco foi o único cliente atendido pela Gateware. No entanto, quando o HSBC foi adquirido pelo Bradesco, em 2016, os sócios perceberam a necessidade de diversificar sua carteira de clientes e buscaram uma consultoria para reformular seu plano de negócios.
Com o apoio dessa consultoria, as funções que cada um ocupava dentro da empresa foram redefinidas, pensando, além de entregar melhores resultados, em expandir para novos mercados. Mas ainda assim, os resultados não foram convincentes.
Nesse mesmo período, Francisco decidiu se afastar da empresa e se mudar para o Mato Grosso do Sul, onde foi cursar Medicina. No entanto, ao perceber que a Gateware enfrentava dificuldades, ele voltou para Curitiba, em 2017, adquirindo as ações dos demais sócios e se tornando o único acionista da empresa.
Ele trouxe consigo uma nova abordagem focada na digitalização e expansão para novos mercados e, com isso, se iniciou uma nova fase de muitas conquistas na Gateware.
Esse momento de transformação foi marcado por uma nova estratégia de prospecção, buscando novos mercados, o que levou a empresa a crescer significativamente, assim como pela busca por novos talentos da área da tecnologia, que chegaram à nossa nave após a criação de um programa destinado a atrair esses profissionais.
Ainda em 2017, foi aprimorado a Metodologia de Implementação Gateware (MIG), nosso framework próprio incorporado aos nossos serviços de Gestão de Mudanças quando percebemos que cerca de 70% dos projetos de tecnologia fracassam porque as pessoas não costumam estar preparadas para receber essas mudanças. Assim, surgiu o GW Value Strategy, que já realizou a Gestão de Mudanças em projetos estratégicos de grandes empresas no Brasil, como Coplacana, NovaAgri, Taurus, Lavoro e Enaex.
Além disso, nesse período também foi reestruturado o GW Outsourcing, nossa solução focada em Alocação e Hunting de Profissionais de TI, reconhecida pelo alto nível de assertividade em encontrar os melhores talentos de tecnologia e especialidades correlatas, o que proporcionou excelentes resultados em empresas como Electrolux e KPMG.
2017: O crescimento da empresa
Com todas essas mudanças que aconteceram a partir de 2017, a nossa nave começou a voar ainda mais alto e apresentou resultados surpreendentes em pouco tempo.
Entre 2018 e 2019, a Gateware passou de quatro para 30 funcionários e viu seu faturamento disparar para sete dígitos, com crescimentos anuais de 110% e 113%, respectivamente. A empresa também iniciou um movimento de inclusão, contratando mais mulheres para cargos de gestão, reconhecendo seu talento e detalhismo.
Ainda no ano de 2019, a empresa continuou explorando novas frentes de negócio e finalmente entrou no mercado de produtos, com a aquisição da Bexpo, uma startup que desenvolveu uma solução inovadora para Prova de Vida Digital.
Francisco adquiriu 55% da startup e integrou o LivID ao GW Solution, nossa suíte focada no desenvolvimento de soluções próprias, parceiras ou incubadas, que tenham inovação como DNA.
O LivID, além de proporcionar mais comodidade para mais de 300 mil beneficiários, já que através dele a Prova de Vida e o Recadastramento Digital é realizado via celular, sem deslocamento e o procedimento pode ser feito em apenas 1 minuto, também proporciona maior segurança para as empresas, que passam a ver o número de fraudes sendo reduzido. A Fundação Refer, por exemplo, conseguiu reduzir e muito a burocracia e aumentou a agilidade no Recadastramento de Informações.
2020: A pandemia
Em 2020, com a chegada da pandemia e a necessidade de repensar em diversos fatores que fazem parte do nosso negócio, a empresa, que já estava investindo em se tornar 100% digital, acelerou esse processo e continuou crescendo, adaptando-se rapidamente ao trabalho remoto e fechando novos contratos.
Mesmo com todos os desafios adicionais que surgiram nesse período, o ano de 2020 também foi cheio de novas oportunidades e, após essa adaptação, que não impediu a empresa de crescer mais 76% nesse mesmo ano, a Gateware comprou 100% da Bexpo, em 2021, consolidando sua posição no mercado de Reconhecimento Facial e Prova de Vida Digital. Isso fez com que a empresa não só continuasse a crescer em termos de faturamento, mas também em número de funcionários, passando de 80 para mais de 100 colaboradores.
2023 em diante: Pacto Global da ONU e muito mais
Sendo reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das melhores empresas para trabalhar, segundo o ranking Great Place To Work, a empresa, que há muito tempo já priorizava a pauta ESG nos seus negócios, decidiu dar uma passo além na busca por contribuir com o futuro do planeta e com a nossa sociedade.
Visando impactar positivamente negócios e pessoas com performance e criatividade, a Gateware fortaleceu seu compromisso sustentável ao assinar o Pacto Global da ONU no Brasil, unindo-se a um movimento mundial que visa alinhar operações e estratégias empresariais a princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações pró-Agenda 2030.
Confira como a Gateware contribuiu com o Pacto Global da ONU no Brasil:
Além disso, diversos novos negócios e parcerias foram oficializados, e os nossos processos continuaram a ser aprimorados.
No GW Solution, por exemplo, além de conquistarmos, em 2023, o Selo de Cibersegurança da Resh, que atesta a maturidade de segurança do LivID e certifica que ele passa por constantes testes de vulnerabilidades, seguindo os mais rigorosos padrões de segurança nacional e internacional, também tivemos o lançamento do IDSYNC, em 2024.
A nossa expertise em desenvolver soluções utilizando Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial nos permitiram criar essa plataforma inovadora, desenvolvida para realizar Gestão de Presença de maneira eficiente e confiável, permitindo simplificar diversos processos através da identificação precisa dos indivíduos em tempo real.
Agora na metade deste ano de 2024, podemos adiantar que essa empresa que sempre focou na inovação, procurando estar à frente das necessidades do mercado e se adaptando rapidamente às novas demandas, ainda tem muitas novidades para trazer e muito para contribuir com o mercado, a sociedade e o planeta.
Francisco Luiz Ferreira, com sua visão e persistência, transformou a Gateware em um exemplo de sucesso e inovação, mostrando que, mesmo diante das adversidades, é possível crescer e se reinventar.
A trajetória da Gateware é uma prova de que, com coragem, planejamento e foco na inovação, grandes conquistas são possíveis.
Quer receber mais informações sobre a nossa nave no seu e-mail? Preencha o formulário abaixo.