As entrevistas de emprego costumam ser muito desafiadoras para a maioria dos candidatos.
Mas, apesar de ser sim um momento decisivo na aprovação ou não de um profissional, ele é também uma oportunidade única para mostrar quem você é e o que pode oferecer à empresa.
E saber como falar sobre si de forma eficaz é algo que pode fazer toda a diferença no processo seletivo.
Como nós sabemos que muitos profissionais têm dúvidas sobre o que dizer quando os recrutadores pedem para falarem sobre si, convidamos as Tech Recruiters da Gateware para explicar o que elas esperam ouvir nesse momento.
Carreira e experiências relevantes
Segundo a Tech Recruiter, Edna Medina, a primeira coisa que o entrevistador espera é que o candidato seja capaz de fornecer uma visão geral de sua carreira, destacando as experiências mais relevantes para a vaga e exemplos de feitos significativos que demonstram suas habilidades e sucesso em cargos anteriores.
Além disso, ela destaca também a necessidade de demonstrar sua capacidade de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Falar sobre como você se relaciona com a liderança e com os times anteriores pode dar ao entrevistador uma visão clara de como você se encaixa na cultura da empresa.
“Precisamos saber como é a capacidade de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e relacionamento com a liderança e times anteriores. Também queremos saber por que o profissional está interessado na oportunidade e como ela se alinha com seus objetivos de carreira”, afirma Edna.
Dicas:
- Comece com um resumo de sua trajetória profissional.
- Destaque experiências que sejam relevantes para a vaga.
- Apresente exemplos concretos de projetos ou tarefas onde você obteve sucesso.
- Fale sobre experiências de trabalho em equipe e como você contribuiu para o sucesso coletivo.
- Explique como solucionou problemas complexos no trabalho anterior.
Interesses pessoais e hobbies
Já Letícia Faria, outra de nossas Tech Recruiters, gosta de iniciar suas entrevistas com uma abordagem descontraída, pedindo aos candidatos que falem sobre seus interesses pessoais e hobbies.
De acordo com ela, isso ajuda a quebrar o gelo e torna a entrevista mais confortável. Além disso, conhecer um pouco sobre a vida fora do trabalho pode revelar traços de personalidade importantes e mostrar como você equilibra vida pessoal e profissional.
“Gosto de ouvir histórias. Acredito que dar importância a quem a pessoa é, conhecer sua história e como ela fez para chegar até aqui, faz total diferença no processo de seleção”, revela Letícia.
Dicas:
- Compartilhe hobbies e interesses que você tem, mesmo que não sejam diretamente relacionados ao trabalho.
- Seja sincero e autêntico, mostrando sua verdadeira personalidade.
Histórico acadêmico e competências
A recrutadora, Mariane Borondi, sugere que os candidatos façam também uma apresentação breve sobre sua formação acadêmica e experiência profissional.
Ela destaca que é importante informar sobre sua formação acadêmica e status atual (se concluída ou em andamento), e também falar sobre suas habilidades e competências, especialmente aquelas requisitadas pela vaga em questão. Segundo Mariane, mencionar competências específicas como fluência em idiomas ou conhecimentos técnicos relevantes pode destacar você como um candidato preparado e qualificado.
Dicas:
- Liste habilidades e competências que sejam relevantes para a posição.
- Dê exemplos de como você aplicou essas habilidades em situações anteriores.
- Destaque qualquer competência adicional que possa agregar valor à empresa.
- Explique claramente os motivos das suas transições de carreira, se for o caso.
Objetivos de carreira e planos futuros
Os entrevistadores também querem entender seus objetivos de carreira e como a vaga se alinha com eles.
Edna e Mariane enfatizam a importância de discutir seus planos de curto e longo prazo, e como a posição pode ajudá-los a alcançá-los.
Saber falar sobre os motivos/objetivos que te levam a buscar novos desafios demonstra que você tem uma visão clara do seu futuro e está comprometido com seu desenvolvimento profissional.
“Precisamos saber quais são os planos, objetivos de carreira a curto e longo prazo, e como você vê essa posição ajudando a alcançar esses objetivos. Demonstrar também o desejo de aprender e se desenvolver continuamente na área de atuação é bastante importante”, afirma Edna.
Dicas:
- Articule claramente seus objetivos de carreira a curto e longo prazo.
- Explique como a posição desejada se alinha com esses objetivos.
- Demonstre seu desejo de aprender e se desenvolver continuamente.
Conclusão
Saber falar sobre si em uma entrevista de emprego é uma habilidade que pode ser desenvolvida com muita prática e preparação prévia.
Lembre-se de sempre ser autêntico, mostrar suas melhores qualidades e estar preparado para discutir suas experiências e aspirações. Boa sorte na sua próxima entrevista!
Agora que você chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Como ser chamado para uma entrevista de emprego
- 10 perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego
- Maiores gafes em uma entrevista de emprego
- Entenda o que mais reprova em processos seletivos
Quer receber mais dicas como essa no seu e-mail? Preencha o formulário abaixo.