A Gateware é reconhecida em todo o Brasil pelo alto nível de assertividade em encontrar os melhores talentos de tecnologia e especialidades correlatas em pouco tempo.
Isso é fruto de um Recruiting Center alinhado com as necessidades e especificidades de cada cliente e que conta com especialistas em processos de recrutamento e seleção obcecadas pela excelência.
Se você tem curiosidade para saber como os profissionais contratados pela Gateware são selecionados por nossa equipe, confira este conteúdo onde nossos tripulantes revelam como foi o processo para embarcar na nave.
O primeiro contato
A trajetória de cada pessoa é única, e a forma como conhecem a Gateware também. Embora muitos profissionais sejam encontrados por nossa área de hunting, outros conhecem a nave através de vagas que divulgamos semanalmente no LinkedIn, como é o caso do Carlos Florêncio, nosso Analista de Negócios que encontrou uma publicação que trazia uma oportunidade que acreditava combinar com sua experiência. Inclusive, ficar de olho nas nossas redes sociais é a melhor forma de encontrar novas vagas, assim como acessar nosso Portal de Vagas e se inscrever para receber nossos alertas por e-mail.
Outra forma de ficar por dentro das oportunidades da nave Gateware é seguir as nossas recrutadoras, como fez o João Augusto, Engenheiro de Software Fullstack que embarcou recentemente ao ver uma postagem da Mariane Borondi, nossa Tech Recruiter que sempre divulga novas vagas em seu perfil do LinkedIn.
E já que o assunto é conexão, temos que destacar a importância de desenvolver seu networking, seja criando novas conexões através das redes sociais ou simplesmente mantendo uma boa relação com colegas de trabalho. Igor Matheus, nosso Analista de Suporte Help Desk, é um dos tripulantes que embarcou na nave por conta disso, ao conhecer a Gateware através de um colega com quem havia trabalhado anteriormente.
O match perfeito
Como nossas recrutadoras já revelaram em diversos outros conteúdos em nosso blog, um ponto que faz toda a diferença na aprovação de um candidato é o quanto ele se demonstra comprometido com o processo seletivo e com a chance de fazer parte da empresa. Embora se identificar com os requisitos e descrições das vagas seja o principal motivo que leva uma pessoa a se candidatar, muitos dos nossos tripulantes demonstraram uma motivação que vai além desse ponto essencial, buscando embarcar na nave por enxergar uma conexão com seus objetivos profissionais ou por se identificar profundamente com nossos valores, por exemplo.
“O que me motivou a me candidatar foi a aderência, foi o match entre a descrição das vagas e o meu perfil, o que eu sei fazer e o que eu posso entregar para a empresa”, nos contou Mariane Marins, Analista de Renda Fixa que atua em um cliente do setor bancário.
Um caso curioso é o da nossa GMO, Bruna Santana, que é apaixonada por tudo o que envolve o espaço e se encantou com nossa identidade focada neste tema. Ao pesquisar mais sobre a empresa, percebeu que não eram apenas os foguetes e astronautas que chamavam a sua atenção, mas nossos valores e as oportunidades de desenvolvimento que oferecemos estavam conectados ao que ela buscava pessoal e profissionalmente.
Profissionais que buscam oportunidade para crescer em sua carreira e se aperfeiçoar, também se destacam no processo seletivo, como relata Larissa Cruz, Analista Financeiro alocada em um cliente importante da nossa nave: “Conheci a Gateware através do LinkedIn enquanto buscava oportunidades de recolocação. Ao me candidatar, procurei saber mais sobre a empresa e me identifiquei bastante com sua proposta inovadora. A abordagem diferenciada no mercado me chamou a atenção e despertou ainda mais o interesse em fazer parte do time. O que mais me motivou a me candidatar foi a possibilidade de sair da zona de conforto e atuar como analista em uma multinacional. Sempre busquei desafios que me proporcionem aprendizado e crescimento profissional, e essa oportunidade representa exatamente o tipo de ambiente dinâmico e inovador onde sempre quis estar.”
Fazer parte de uma equipe internacional é algo que atrai muitos dos nossos tripulantes. João Augusto também relatou que após se deparar com a vaga divulgada por nossa recrutadora, esse foi um fator importante em sua decisão: “Decidi me candidatar em busca de novas oportunidades, com destaque para a possibilidade de atuar em um cliente internacional”. Hoje, ele está alocado em uma grande empresa de tecnologia sediada nos Estados Unidos e presente ao redor do mundo todo.
Como deu para perceber, as motivações de cada pessoa são diferentes, mas cada um demonstrou comprometimento e certeza do que estava buscando, durante o processo seletivo. Se você também tem interesse em ingressar na nave, busque deixar claro os pontos que de fato te interessam na vaga.
O processo seletivo
Como é amplamente divulgado, a Gateware tem um forte compromisso em cuidar bem das pessoas, o que não se resume apenas a quem já faz parte da nossa tripulação, mas aos candidatos às nossas vagas também, o que faz com que feedbacks como o registrado na imagem a seguir não sejam raros.

Como nos contou nossa Coordenadora de Recrutamento e Seleção, Thatyane Costa, “a partir do momento que a pessoa envia o currículo para a Gateware, ele recebe uma atenção especial e, se não foi selecionado para a vaga, ele recebe o retorno”.
Já para quem continua no processo seletivo, o tratamento da nossa equipe pode surpreender ainda mais. “Foi bem diferente de todos os que eu já tinha prestado; foi literalmente um bate papo. Me senti super confortável e fui muito bem recebido.”, nos contou Igor, que encontra um eco à sua afirmação no depoimento do colega, João Augusto: “O processo seletivo foi tranquilo e amigável, proporcionando uma experiência positiva. Sem nenhum ponto a reclamar.”
A gente comentou no começo do conteúdo que nosso Recruiting Center era diferenciado, não é mesmo? Isso acontece porque além da alta capacidade técnica da nossa equipe para encontrar os melhores profissionais, nossas recrutadoras também estão profundamente alinhadas aos nossos valores e cultura, e acreditam nas pautas que a Gateware defende. O resultado é que conseguimos atrair os profissionais mais capacitados para cada necessidade que nossos clientes apresentam e ainda conduzir todo o processo de contratação de uma maneira humanizada.
“O meu processo seletivo foi conduzido de uma forma muito tranquila. A Laura Muller, desde o seu primeiro contato, conduziu o processo de uma forma muito humanizada e assertiva, onde pude esclarecer todas as minhas dúvidas com ela. Quando veio a aprovação eu fiquei muito emocionada, pois era muito mais do que eu poderia imaginar. Devido a urgência da vaga, o processo foi bem dinâmico e rápido. Assim como o processo de admissão e Onboarding, que também foram bem organizados!”, contou nossa analista, Larissa Cruz.
Outro pilar da nossa cultura está em agir e comunicar com transparência, e foi justamente o que foi observado por Mariane Martins: “Quem me entrevistou foi a Letícia de Faria e ela sempre foi muito transparente quando eu perguntava sobre como estava a vaga e respondia que ainda tinha questões contratuais para resolver com o cliente, mas deu tudo certo depois.”
E aí, deu pra aliviar a tensão para participar das entrevistas depois de ler esses depoimentos?
Conclusão
Se você está pensando em se candidatar a uma de nossas vagas, nossos tripulantes deixaram alguns conselhos.
“O que trago de aprendizado principal é você não ter medo de arriscar. Seja sincero com a sua trajetória, normalize a frase ‘não sei fazer, mas posso aprender’. E isso foi justamente o que a Gateware estava buscando. Eu literalmente agarrei esta oportunidade!”, compartilhou Letícia Cruz.
“Se eu pudesse dar alguma dica ou feedback seria para o participante encarar como um ‘bate papo’ mesmo e não uma ‘entrevista’ acho que dessa forma a pessoa tem mais liberdade, se sente mais solta e consegue transparecer melhor sua identidade”, aconselha Igor Matheus.
Agora que chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Como a Gateware faz a diferença na vida dos colaboradores
- Conheça a história de sucesso da Gateware
- Por que e Como Valorizamos a Saúde Mental no Trabalho?
- Como a Gateware contribui com o Pacto Global da ONU no Brasil
Quer receber mais informações sobre a Gateware em seu e-mail? Basta preencher o formulário a seguir.