O mercado de TI apresenta uma concorrência grande para boa parte das vagas de emprego disponíveis. Se você conseguiu chegar até a etapa de entrevista de emprego, é um sinal de que está no caminho certo e à frente de muitos profissionais. Ainda assim, muita gente desperdiça essa oportunidade por não saber se portar nesse momento.
A postura de um candidato durante a entrevista revela muito sobre a sua preparação para o cargo, e também sobre suas habilidades interpessoais e capacidade de se adaptar à cultura da empresa. Uma postura inadequada pode ser um sinal de que apesar das suas capacidades técnicas, seu comportamento é de um profissional que não está à altura do que a empresa busca.
Se você não quer perder uma boa oportunidade por transmitir uma mensagem errada a seu respeito, confira essas dicas de postura durante a entrevista de emprego.
1. Escolha um lugar adequado
Uma boa postura profissional é demonstrada antes mesmo do momento da entrevista de emprego. Se ela for realizada de forma remota, escolha com cautela um local tranquilo e sem distrações para conversar com o entrevistador.
Confira se o ambiente onde você estará é silencioso, bem iluminado e com uma conexão estável de internet. Embora nem sempre seja possível atender a todos esses requisitos, quanto mais favorável à entrevista for o ambiente, mais você consegue transmitir uma imagem profissional.
Então evite locais públicos, desorganizados ou com muito movimento, pois tanto os ruídos visuais ou auditivos podem atrapalhar sua comunicação com o recrutador.
2. Chegue no horário
Pontualidade é um dos primeiros sinais de comprometimento com o processo seletivo e com o entrevistador. Não se deixe levar pela ideia de que no Brasil é normal chegar 5 ou 10 minutos atrasado. Esse tipo de atitude demonstra falta de organização e despreparo.
Se a entrevista for realizada presencialmente, planeje-se com antecedência para evitar possíveis imprevistos no trajeto e conseguir chegar no horário marcado ou, preferencialmente, alguns minutos antes.
No caso de entrevistas conduzidas de maneira remota, entre no link da sala virtual alguns minutos antes para testar câmera, microfone e a conexão com a internet.
3. Mantenha uma boa postura corporal
A linguagem corporal diz muito sobre um candidato. A recrutadora Letícia de Faria considera a falta de postura uma das maiores gafes em entrevistas de emprego, e destaca que a comunicação corporal tem relevância nesse momento:
“Já fiz entrevista com candidatos que achavam que estavam em uma sala de bate papo com amigos, deitados na cadeira. Isso gera uma má impressão do profissional, como se ele estivesse desinteressado”.
Para evitar esse tipo de situação, busque manter uma postura ereta e evite cruzar os braços, o que pode transmitir uma imagem de fechamento. Pequenos gestos, como sorrir e acenar levemente com a cabeça também ajudam a conversa a fluir de maneira natural sem perder a seriedade do momento.
4. Evite distrações
Durante a conversa, mantenha-se concentrado apenas na entrevista. A Tech Recruiter da Gateware, Mariane Borondi, nos contou que algumas das situações mais desconfortáveis que já enfrentou em entrevistas está relacionado justamente a isso:
“Já ocorreu de o candidato estar distraído durante a entrevista, ficar mexendo no celular ou no computador. São pontos que analisamos e que demonstram o nível de interesse do profissional. Também já ocorreu de o candidato estar fumando um cigarro durante a entrevista. Mesmo sendo online, isso demonstra falta de postura.”
Na próxima entrevista, evite mexer no celular, ficar observando outras coisas ou interagindo com outras pessoas no ambiente. O recrutador percebe quando o candidato está distraído, o que passa a impressão de desinteresse.
Se precisar anotar algo, avise ao entrevistador para que não haja um mal-entendido.
5. Mantenha a câmera sempre ligada
Ainda relacionado aos dois pontos anteriores, busque manter a câmera ligada durante as entrevistas online, o que ajuda a estabelecer uma conexão mais próxima com o entrevistador e não deixar a sensação de que você está fazendo alguma outra atividade no momento.
Um ponto positivo é que com a câmera ligada é possível perceber suas expressões faciais e reações, o que humaniza o processo e enriquece a comunicação.
6. Não desvie do assunto
Responde de forma objetiva e direta demonstra clareza e organização de pensamento, então evite dar respostas longas, principalmente se elas fogem do tema das perguntas feitas a você.
Se precisar de um momento para formular a resposta, não hesite em respirar fundo e pensar um pouco mais antes de falar algo. Isso vai te ajudar a evitar respostas confusas e que não agregam valor algum à conversa.
7. Fuja de frases prontas
Frases clichês, como “sou perfeccionista”, costumam soar artificiais e não dizer muito sobre quem você é, principalmente se você não se organizou para participar da entrevista, como sugerido nas dicas anteriores.
Sempre que possível, exemplifique as suas respostas com situações concretas vividas em sua carreira. Recrutadores costumam valorizar a autenticidade e querem entender como você se comporta em diferentes cenários profissionais.
8. Jamais fale mal de outras empresas
Mesmo que tenha vivido experiências negativas em empregos anteriores, evite críticas diretas a ex-empregadores. É unanimidade entre as recrutadoras da Gateware que um candidato que age dessa forma demonstra imaturidade e falta de habilidade para manter relacionamentos profissionais. “Nunca, jamais, em hipótese nenhuma isso deve acontecer em uma entrevista”, afirma com convicção a Tech Recruiter, Edna Medina.
Caso precise mencionar dificuldades enfrentadas em experiências anteriores, foque em falar sobre como superou os desafios e o que aprendeu com a situação, sem fazer críticas ao empregador e levantar dúvidas sobre o seu profissionalismo.
9. Tenha cuidado com vícios de linguagem
Expressões como “né?”, “tipo assim” ou o uso excessivo de gírias pode até ser natural em suas conversas no dia a dia, mas podem prejudicar a clareza da sua comunicação durante a entrevista de emprego.
Para chegar mais confiante e evitar esse tipo de situação, pratique suas respostas falando pausadamente e buscando articular bem as palavras, o que também aumenta a sua credibilidade.
“Vícios de linguagens e gírias não pegam bem em uma entrevista. Mas outro ponto importante também, é saber aguardar sua vez de falar e esperar a pessoa que está te entrevistando terminar, o que está dizendo para que você possa responder. Já tive candidatos que foram desconsiderados do processo seletivo por não esperarem a vez de falar”, afirma Letícia de Faria.
10. Cuide da sua apresentação visual
O mercado de trabalho na área de tecnologia costuma ser pouco ou nada apegado com dress code, ainda mais com o crescimento do número de vagas remotas. O que não quer dizer que a forma como você se veste não gere nenhuma influência na forma como será percebido pelo entrevistador.
Mesmo que a empresa na qual você será entrevistado seja pouco criteriosa em relação às vestimentas, ou não especifique um dress code, é preciso ter bom senso na hora de se preparar para a entrevista.
Sempre que possível, evite roupas muito informais ou desleixadas, que podem prejudicar sua imagem, assim como estar com a barba por fazer ou com o cabelo bagunçado.
Nossas recrutadoras já passaram por diversas situações como essa, como a nossa Coordenadora de Recrutamento e Seleção, Thatyane Costa, revela nesta entrevista a respeito de um candidato que estava sem camisa durante a entrevista.
Conclusão
A postura de um candidato durante a entrevista de emprego pode ser um fator decisivo para a sua aprovação, então busque aplicar essas dicas para demonstrar profissionalismo, comprometimento e preparo.
O mercado de tecnologia busca profissionais hábeis tecnicamente, mas que também demonstram uma postura que está alinhada às necessidades das empresas.
Agora que chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Maiores gafes em uma entrevista de emprego
- O que não dizer em uma entrevista de emprego
- O que deve ter no seu currículo para transição de carreira
- 10 perguntas para fazer ao final da entrevista
Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail? Então preencha o formulário a seguir.