A Prova de Vida é uma exigência comum para aposentados, pensionistas e outros beneficiários de regimes previdenciários. Todo ano, as entidades pedem a comprovação de vida para evitar fraudes ou pagamentos indevidos.
Tradicionalmente, isso envolvia ir até um banco, agência previdenciária ou atendimento presencial, o que pode ser desconfortável, especialmente para quem tem mobilidade reduzida ou mora longe dos locais de atendimento. Além disso, há custos operacionais para as entidades (papel, envio de cartas, equipes de atendimento etc.) e risco de erro.
Com a tecnologia, surgiu uma alternativa: realizar a Prova de Vida Digital pelo celular. Ela permite que o beneficiário realize todo o processo de forma remota, usando a câmera do próprio smartphone, combinando conveniência e segurança.
Por que investir na Prova de Vida pelo celular?
A digitalização da Prova de Vida, levando-a para as pontas dos dedos de qualquer pessoa, representa uma mudança na forma como a previdência interage com seus beneficiários. E essa mudança resulta em:
- Inclusão: pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou que moram longe de agências que realizam o procedimento são as principais beneficiadas com essa flexibilização.
- Eficiência: as entidades ganham em agilidade e reduzem custos operacionais.
- Sustentabilidade: a Prova de Vida Digital significa também menos papel, menos transporte e economia de recursos.
- Segurança: o uso de IA, Reconhecimento Facial e dados criptografados, torna o processo robusto contra fraudes.
- Transparência: alguns aplicativos, como veremos a seguir, trazem dashboards e relatórios que permitem aos dirigentes de entidades acompanhar, auditar e planejar melhor os próximos passos.
Adotar uma solução moderna para realizar a Prova de Vida é uma forma de demonstrar comprometimento com inovação, segurança e proximidade com os beneficiários.
Principais aplicativos para fazer a Prova de Vida pelo celular
Quando falamos de Prova de Vida Digital, temos mais de uma solução no mercado. Diferentes entidades, sejam públicas ou privadas, adotam aplicações distintas.
Uma solução bastante conhecida dos brasileiros é a que foi adotada pelo INSS, que realiza o procedimento de forma automática pelo próprio governo, através da validação de dados em outras bases de dados (como vacinação e consultas no SUS). Caso a comprovação automática não seja possível, o beneficiário é notificado e precisa fazer a Prova de Vida pelo aplicativo Meu INSS ou pelo app Gov.br, utilizando o Reconhecimento Facial.
Outro aplicativo muito utilizado é o LivID, que atende a mais de 500 mil usuários, adotado por diversas instituições previdenciárias como Ilhabela Prev, Cifrão e Raízen. A solução da Gateware se tornou sinônimo de agilidade e comodidade. O LivID utiliza tecnologias de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial para permitir que os participantes realizem a Prova de Vida Digital em poucos minutos, com apenas algumas fotos feitas em um smartphone.
Por que utilizar o LivID para realizar a Prova de Vida Digital pelo celular
O aplicativo é a melhor opção disponível no mercado porque foi desenvolvido pensando, primeiramente, nos idosos, por isso mesmo, seu funcionamento é simples e exige apenas uma foto do rosto do beneficiário, uma foto do documento e uma foto do beneficiário segurando o documento. Essas fotos são imediatamente analisadas e, se estiverem em conformidade, são validadas pelo sistema em questão de segundos. E o melhor: isso pode ser feito em qualquer lugar, no Brasil ou fora do Brasil, contanto que tenha um smartphone e acesso à internet.
Na sua nova versão, lançada em 2025, o LivID ficou ainda mais inclusivo e fácil de usar, como explica a Executiva de Contas, Rosangela Haidinger.
“A versão 3.0 é mais didática, tanto para a instituição quanto para o participante. As letras são maiores, mais claras e muito mais fáceis de manusear, porque sabemos da dificuldade apresentada pelo aposentado ou pensionista, além da resistência à utilização de aplicativos. Então, o LivID foi desenvolvido da melhor forma para atendê-lo e, posteriormente, facilitar a vida da instituição previdenciária”.
Entre as principais vantagens de utilizar o LivID, os usuários contam com:
- Rapidez e intuitividade: o processo de biometria facial e envio é muito simples e leva menos de um minuto para ser finalizado.
- Interface adaptada às necessidades dos idosos: maior legibilidade, botões claros e fluxo guiado são alguns dos recursos do aplicativo para facilitar o entendimento.
- Inclusão digital: o aplicativo traz a possibilidade de registrar a possibilidade de registrar a Prova de Vida com o celular do agente da instituição em casa ou hospital, mantendo acessibilidade a quem não usa ou não pode usar um smartphone.
Mas não são apenas aposentados e pensionistas que se beneficiam do uso do LivID. As instituições responsáveis pelos benefícios previdenciários também contam com vantagens como governança operacional e redução de custos.
Além disso, o LivID conta com certificação cibernética e tecnologia antifraude de alta precisão, combinando IA e biometria facial para identificar inconsistências e prevenir pagamentos indevidos.
As instituições que optarem por contratar o módulo de Consulta de Óbito ainda contam com uma segurança adicional proporcionada pelo nosso sistema que cruza dados de bases nacionais oficiais para detectar beneficiários falecidos e alertar a organização.
Como fazer a Prova de Vida Digital pelo celular com o LivID
Como dito anteriormente, o LivID busca ser simples e acessível aos aposentados, o que faz com que o procedimento da Prova de Vida possa ser realizado sem dificuldades mesmo por quem tem pouca familiaridade com o uso de aplicativos.
Caso a Instituição de Previdência ou Fundo de Pensão tenha contratado a ferramenta, basta que o segurado faça o download da solução na loja de aplicativos do celular – mediante orientação da fundação previdenciária – e siga estes passos:
1. O aposentado ou pensionista deve realizar login na plataforma
Primeiro, o beneficiário deve fazer login na plataforma da fundação previdenciária contratante utilizando o CPF e a senha gerada pela Fundação de Previdência ou Fundo de Pensão.
2. Fotografar o rosto
O segundo passo consiste em tirar uma selfie do rosto. O participante não pode estar usando óculos escuros ou qualquer objeto que cubra o rosto.
3. Fotografar o documento
Em seguida, o beneficiário deve fotografar o documento selecionado.
4. Fotografar o rosto enquanto segura o documento
Na quarta etapa, o aposentado ou pensionista deve tirar uma selfie enquanto segura o documento selecionado.
5. Enviar feedback para o aplicativo e a fundação
Na quinta etapa, a Prova de Vida é finalizada e será exibida uma tela onde o beneficiário pode deixar um feedback para o procedimento.
Ela é muito importante para que o aplicativo continue com atendimento de excelência a todos os beneficiários das instituições e fundações que utilizam o LivID.
6. Acompanhar via chat no aplicativo
Após finalizar a Prova de Vida e relatar a experiência, o aposentado ou pensionista pode acompanhar o status do processo com um funcionário da Entidade de Previdência.
Muito simples, né?
O que também é simples é contar com o LivID para realizar a Prova de Vida na sua entidade previdenciária. Basta clicar no botão do WhatsApp que está aparecendo na sua tela e conversar com nossos consultores.
E, aproveitando que você chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Prova de Vida Digital deve ser obrigatória no setor público
- Por que a Prova de Vida Digital é melhor que a presencial?
- Como fazer a prova de vida em menos de 1 minuto
- Como fazer a Prova de Vida fora do Brasil
Quer receber mais conteúdos sobre Prova de Vida Digital em seu e-mail? Basta preencher o formulário a seguir.



