1. Golpe da Prova de Vida Online

No golpe da Prova de Vida Online, os criminosos ligam alertando sobre a necessidade de realizar o procedimento de forma digital. Os fraudadores se passam por funcionários do INSS e alegam que essa é uma nova modalidade oferecida pelo órgão e, em seguida, pedem para que a vítima confirme dados pessoais e bancários, e solicitam o envio de uma foto atualizada e dos documentos digitalizados.

2. Golpe do benefício bloqueado

Neste tipo de golpe, os criminosos fazem ligações para as vítimas se passando por funcionários do INSS ou outra instituição e afirmam que os benefícios foram bloqueados por irregularidades na documentação ou na Prova de Vida. Para resolver a situação, solicitam informações pessoais, como número do benefício, CPF e dados bancários, e utilizam essas informações para realizar fraudes financeiras, ou então pedem logo o pagamento de uma taxa.

3. Golpe do atrasado

No golpe do atrasado, os criminosos ligam para as suas vítimas e informam que o benefício delas está atrasado e que existe um valor retroativo disponível para saque. Os criminosos solicitam informações pessoais ou exigem o pagamento de taxas para liberar os supostos valores atrasados.

4. Golpe da antecipação do 13º

Criminosos oferecem a aposentados e pensionistas a oportunidade de antecipar o recebimento do décimo terceiro salário mediante o pagamento de uma taxa ou fornecimento de informações pessoais.

5. Golpe do consignado

Este golpe envolve a oferta de empréstimos consignados fraudulentos com condições vantajosas para aposentados e pensionistas, solicitando antecipadamente pagamentos de taxas ou depósitos como condição para a liberação do dinheiro. Após receberem o dinheiro, os criminosos desaparecem deixando o prejuízo para as vítimas.

6. Agendamento de perícia

No golpe de agendamento de perícia, os golpistas fingem ser representantes do INSS ou outras instituições e informam aos aposentados ou pensionistas que é necessário realizar uma perícia médica. Para fazer o agendamento, solicitam informações pessoais e até mesmo o pagamento de taxas.