Erros mais comuns em processos seletivos

Se você quer entender o que pode ter te prejudicado em uma seleção ou simplesmente se preparar melhor para as próximas oportunidades, continue a leitura e entenda o que mais reprova em processos seletivos, de acordo com as  recrutadoras da Gateware.

1. Desinteresse no processo seletivo

Uma das piores atitudes que um candidato pode ter durante o processo seletivo é uma má postura comportamental, não apenas durante a entrevista mas em todo o processo seletivo. A recrutadora Laura Muller reforça que “é importante sempre pesquisar sobre a empresa, demonstrar um interesse significativo na vaga que está concorrendo, e sempre ler e reler sobre os requisitos que a vaga solicita”.

2. Falta de qualificação profissional

É muito importante que todo profissional, independente da área de atuação ou experiência, saiba se valorizar. Mas é preciso cuidado para não acabar superestimando as próprias competências também. Além do bom senso na hora de aplicar para uma vaga, caso seja selecionado, o candidato deve mostrar que realmente tem domínio sobre o que será exigido dele e está preparado para encarar os desafios.

3. Postura inadequada

Outro fator destacado pela recrutadora Edna Medina  por eliminar muitos candidatos são os comportamentos inadequados durante o processo seletivo, como falta de pontualidade, linguagem inapropriada, falta de ética ou má apresentação pessoal. Já para Laura Muller, o uso exagerado de gírias também tende a ser uma característica que faz os candidatos perderem pontos.