1. Falar mal de outra empresa

Falar mal da empresa anterior durante a entrevista de emprego é uma gafe que deve ser evitada sempre. É unanimidade entre as recrutadoras que um candidato que age dessa forma demonstra imaturidade e falta de habilidade para manter relacionamentos profissionais. “Nunca, jamais, em hipótese nenhuma isso deve acontecer em uma entrevista”, afirma com convicção a Recrutadora Edna Medina.

2. Falta de postura profissional

Um candidato que não mantém uma boa postura na entrevista de emprego, dificilmente irá agir de outra forma depois de contratado. “Já ocorreu de o candidato estar distraído durante a entrevista, ficar mexendo no celular ou no computador. São pontos que demonstram o nível de interesse do profissional. Também já ocorreu de o candidato estar fumando um cigarro durante a entrevista. Mesmo sendo online, isso demonstra falta de postura.”, afirma a Tech Recruiter Mariane Borondi.

3. Desinteresse na vaga ou na empresa

Muitos candidatos com currículos bons acabam sendo reprovados por não demonstrar que estão comprometidos com o processo seletivo. A Tech Recruiter da Gateware, Laura Muller diz que “algo que acontece muito é termos candidatos que não sabem nem para qual oportunidade que estamos chamando, que não pesquisam nada sobre a empresa e não demonstram interesse em nem comprometimento para a vaga que está concorrendo.”

4. Vícios de linguagem

É preciso que o candidato tenha um cuidado com a forma como ele se comunica no ambiente de trabalho - e na entrevista de emprego -, afinal de contas, esse ainda é um ambiente profissional. Além disso, a nossa Tech Recruiter, Letícia de Faria, destaca também que interromper o entrevistador durante a conversa é outra gafe que alguns candidatos cometem e que causam uma péssima impressão.

5. Apresentação pessoal

Letícia destaca também que é importante manter uma boa apresentação pessoal e uma roupa adequada para a entrevista, o que também foi um dos pontos apresentados pela nossa Coordenadora de Recrutamento e Seleção, Thatyane da Costa, durante uma entrevista na Jovem Pan, em que ela trouxe uma situação bem desconfortável em que um profissional se apresentou sem camisa para a entrevista de emprego.