Descubra abaixo se Prova de Vida e Atualização Cadastral têm diferenças entre si
Quem recebe benefício previdenciário está acostumado a precisar realizar, anualmente, um procedimento que comprova que a pessoa está viva, o qual visa evitar fraudes e pagamentos indevidos. Você conhece esse procedimento por Prova de Vida ou Atualização Cadastral?
Embora os termos sejam diferentes, ambos têm o mesmo significado. A principal diferença é que a expressão “Prova de Vida” é mais utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), enquanto “Atualização Cadastral” é usada por instituições privadas.
Esse processo serve para comprovar que o participante ainda está vivo e garantir o pagamento do benefício. Quem não faz o procedimento, que é obrigatório, tem o benefício automaticamente bloqueado.
livID: segurança e comodidade na hora de realizar Prova de Vida e Atualização Cadastral
Em 2020, a Atualização Cadastral de aposentados e pensionistas foi suspensa pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) por conta da pandemia, visto que o público participante, em sua maioria, encontra-se no grupo de risco da Covid-19.
Essa suspensão ocorreu porque, para receber o benefício, o segurado precisaria ir ao banco em que recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto. Nada viável no momento que vivemos, não é?
Acontece que, graças à tecnologia, todo esse procedimento de Prova de Vida e Atualização Cadastral pode ser feito dentro da casa do aposentado ou pensionista. O livID é uma solução pioneira da Bexpo, empresa do grupo Gateware, que utiliza inteligência artificial e machine learning para gerar mais economia à entidade de previdência, além de segurança e comodidade ao participante.
Confira em nosso canal no YouTube a facilidade dos processos com o livID: https://www.youtube.com/watch?v=lpf_yHmjefc&t=5s
Prova de Vida e Atualização Cadastral totalmente digitais
Com o livID, a Prova de Vida é feita de forma totalmente digital, por meio de reconhecimento facial e validação de documentos. Por meio da solução, é possível agilizar o processo e garantir que o beneficiário, especialmente o idoso, continue recebendo sua aposentadoria sem sair de casa.
Para o usuário, a Atualização Cadastral torna-se um procedimento simples, que pode ser feito em poucos minutos; para as entidades envolvidas, há redução de custos e otimização de processos. Vantagens para todos!
Saiba mais:
Depoimento de uma usuária do livID:
Vantagens para fundações e entidades públicas e privadas:
Entrevista sobre o livID:
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